DCC Awareness Day


Dia mundial da conscientização das desordens do corpo caloso

No dia 02 de julho é celebrado o Dia Mundial da Conscientização sobre Desordens do Corpo Caloso. Mas você sabe o que é isso?

Como o dia 02 de julho, que divide as duas metades do ano, o corpo caloso é a estrutura central e principal via de comunicação entre os hemisférios cerebrais. Entre as principais malformações congênitas, uma das que mais atrai a atenção de médicos e cientistas é a Disgenesia do Corpo Caloso (DCC), uma desordem do neurodesenvolvimento caracterizada pela ausência total ou parcial desta estrutura. A condição atinge milhares de pessoas em todo o mundo, mas é difícil ter estatísticas mais precisas acerca dos pacientes, já que os sintomas variam desde casos assintomáticos até crises de epilepsia e atraso no desenvolvimento psicomotor.

As desordens do corpo caloso, no entanto, lançam luz para o aprofundamento no estudo da plasticidade cerebral, que são as habilidades adaptativas do cérebro. Ao apresentarem malformação na estrutura que conecta os hemisférios, os cérebros de pessoas com ausência ou subdesenvolvimento do corpo caloso criam vias neurais alternativas, buscando compensar as adversidades congênitas. Isso pode ocorrer de forma benéfica ou não, o que explica porque há grande variação de sintomas entre esses pacientes.

O Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) possui vários estudos de imagem dedicados à DCC e à plasticidade cerebral. O Instituto atua igualmente como membro da International Research Consortium for the Corpus Callosum and Cerebral Connectivity (IRC5), consórcio internacional formado por pesquisadores e médicos de vários países, que tem como missão descobrir as causas, as consequências e as possíveis intervenções efetivas para a disgenesia do corpo caloso e as desordens de conectividade cerebral associadas.

O IRC5 também realiza um evento periódico para compartilhamento de informações entre profissionais de saúde, pacientes e familiares envolvidos no tema, o Cortical Connections. Em 2021, o encontro internacional está sob organização do IDOR e ocorre entre os dias 27 de junho e 02 de julho, o dia da conscientização sobre o tema. Será completamente on-line e, além de palestras e apresentações de trabalhos sobre genética, desenvolvimento fetal, modelos experimentais, morfologia do cérebro, imagem e neuropsicologia, o Cortical Connections também conta com uma galeria digital para apresentar trabalhos artísticos dos pacientes e atividades especiais para familiares!

Caso tenha interesse em participar, verifique as opções de inscrição.


iniciativa



GERENCIAMENTO


SOLUÇÃO DIGITAL

PATROCINADOR

Grupos Familiares